8 de junho de 2007

Respostas do Herman

Olá Herman,
Depois de pesquisar na net sobre trabalhos da Maria Rueff, encontrei uma entrevista do realizador Leonel Vieira, que produziu “O Filme da Treta”, publicada no Jornal de Notícias aquando do anuncio desse mesmo filme, onde ele diz que queria produzir filmes de comédia, pretendia apostar no género, já que este é muito pouco explorado no cinema português, queria fazer 1 por ano. Quando li isso pensei, épa, porque não um filme com o Herman, e a 1ª coisa que me veio à cabeça Foi um filme do Nelo & idália, já que estas 2 personagens são muito queridos e populares pelo público. Estão bem frescas na memória de todo mundo. Pensei contactar o Leonel, através da produtora dele, para lhe sugerir isso! Pensei cá para mim que podia não dar em nada mas não custa nada tentar. Antes, queria consultar o Herman e perguntar o que acha disso, estaria disposto a pensar no assunto caso estivessem interessados? É algo que lhe agradaria fazer no futuro?
Aguardo resposta, um abraço Patrick

A ideia é estupenda, mas quem tem quase 30 programas pela frente, não sonha em arranjar mais lenha para se queimar ! Mas não há dúvida que o universo Nelo e Idália tem muito que se lhe diga !

Bom é a segunda vez que o vou contactar. Sou aquele ganda maluco que te escreveu à uns tempos um ganda testamento a dizer um monte de basoseiras, o mais certo é nem te lembrares. Tenho pena que não tenhas ficado às 21h45, mas pronto... One thing, parabéns pelo programa de ontem (dia 27 de Maio) foi muito giro! Aquela personagem da grande Rueff é para continuar? DEU O MEU BEIJINHO À SUSANA CACELA? Espero bem que sim! =P BEIJINHO BOM!Cláudio!

Cláudio, o programa de próximo domingo é o mais giro de sempre. Chamo-te a atenção para o Hitler a cantar com as saloias... Muito fora mesmo !

Ontem vinha no carro e ouvi o spot da antena 3 onde o herman falava que pessoas lhe diziam que ele estava "morto". Infelizmente muitas vezes uma minoria negativa barulhenta sobrepõe-se a uma maioria positiva que fica em silencio. Tenho 29 anos e acredito ser um dos muitos portugueses que adora o trabalho deste senhor. Como é possivel nao gostar de um artista que faz rir Portugal ha gerações? Ainda por cima sendo praticamente o unico com presença nos ecrãs quase initerruptamente ao longo de tantos anos? Ao contrario de outros países como por exemplo a Inglaterra, que tem dezenas de humoristas de grande qualidade, que fazem 1 ou 2 series com tempo para depois descansar e renovar a sua imagem, (permitindo que as audiencias os esqueçam) o herman tem ao longo de tantos anos vivido nos ecras dos portugueses quase sempre aplaudido, e agora que aparece meia alternativa, (meia porque o herman é insubsitutivel, humor é mais que textos) dizem que já não precisam dele? Ao menos haja respeito. Para mim és um dos poucos, senão o unico que consegue despertar em mim a nostalgia de quando via os teus programas quando era pequenino, e surpresa dos novos trabalhos. Isto é quase uma contradição, como é que a mesma pessoa pode gerar sentimentos diferentes, o motivo é simples, tu não és um... és muitos, uma série de personagens fantasticas, cada uma no seu espaço e tempo. Por estas e por outras é que acredito que ainda tens muito para dar. Espero apaludir-te durante muitos anos. Muita saude e inspiração, Um abraço, Duarte.

Obrigado Duarte. Na verdade eu tenho um problema chamado monocultura. 30 anos a dividir por um pais de 10 milhões é muito pouco saudável. Devia ter ido atrás do Joaquim de Almeida lavar pratos para NYC. Mas enfim, não me posso queixar, enquanto houver malta como vocês !

Herman José!
Tu és e serás sempre aquele de quem eu mais gosto!
Venha quem vier, o meu encanto por ti, é só por ti, é muito especial...
Até hoje ninguém conseguiu fazer aquilo que fazes com tanto Deslumbre e com tanta Perícia!
Tu sim, fazes a gente dar umas boas gargalhadas!
Desejo-te as Maiores Felicidades por onde andares,
desejo que em todos os palcos que pisares sejam para ti uma Grande Glória!
Adoro-te!
M.E.J.F
Emanuela Freitas

Obrigado Emanuela. Estou a tentar desenferrujar a perícia. Nada melhor que 45 minutos de ficção humorística por semana ! Beijos deslumbrados.

Desconhecia completamente este blog e fico grato pela fantastica ideia, esta ideia de colocar questões ao grande "monstro" da comédia portuguesa é algo que me parecia do ambito do impensável. Devo dizer que sou um pouco "petiz" (20 aninhos) mas desde sempre cultivei um grande apreço pelo humor e devo dizer que foi com um programa seu (Herman Enciclopédia) em conjunto com grande parte da comedia britanica e norte americana que passava na altura e ao longo do tempo que fui considerando o humor como A arte, e dentro de todas as artes existem os mestres quero apenas deixar uma mensagem de apreço e ao mesmo tempo uma mensagem de pesar pelo país em que vivemos. A mensagem de apreço vai para todos aqueles que nos fazem rir com um humor inteligente quer o Herman todo o seu "staff" de actores fantásticos que o acompanharam ao longo do tempo quer a grande Maria como Miguel Guilherme, José Pedro Gomes (outro "monstro"), Vitor de Sousa, Ana Bola, etc. Cria também aqui deixar esta mesma mensagem ao demais "monstros" alguns bem recentes como todos os quatro fantasticos Gato Fedorento, Nuno Markl (de quem sou um grande fã), Antonio Feio, Bruno Nogueiro e todos os demais grandes talentos que (e agora a mensagem de pesar) contra a mentalidade "pequenina" e retorcida do povo português que mais do que um idolo a vencer preferem ver um idolo a ser mal tratado, e da falta de inteligencia que o nosso povo parece adorar ter. Já em pequeno ouvia frases de colegas meus que diziam não achar piada nenhuma a todo o bom humor que se fazia e pela minha ainda infantil cabeça eu pensava o como era possivel, não se entender e no meu caso pelo menos por vezes ir as lagrimas, com o seu trabalho e não só. Felizmente sempre tive uma mão cheia de amigos (não muitos) que compartilhavam comigo este gosto e fascinio pelo vosso trabalho... Bem penso que já me perdi um pouco e me estou a alongar...Por isso finalizo aqui com um grande abraço para todos e principalmente a si que foi uma especie de pioneiro neste estilo de humor em portugal e como todos sabemos o primeiro passo é sempre o mais dificil...Obrigado pelo excelente e impagavel trabalho... Diogo Coelho

Diogo, o José Pedro Gomes e o Miguel Guilherme são inesquecíveis. O tempo fez deles dois monstros da arte de representar. Foi uma emoção revê-los há meses na RTP Memória no Herman Enciclopédia...

CARO HERMAN sou um grande admirador seu a muitos anos resolvi agora escrever-lhe para lhe perguntar para quando pogramas como aqueles que fazia com variedades e humor sem ser malcriado ainda hoje estive a ver na tv memoria um pograma em que o seu convidado foi o jorge coelho e que satisfaçao eu vi isso sim era o herman em grande este ao domingo deixa muito a desejar nem da para ver.Peço desculpa doa erros pois tenho 65anos sou reformadoe estou a tentar a praticar melhor. espero que me diga para quando um pograma novo. Um grande abraço de idadao do Porto e F.C.P
CARLOS SOARES

Caro Carlos, o Herman 98 e 99 foram grandes programas. Tenho muita saudade de voltar a recuperar aquele equilibrio e dignidade... Pode ser que ainda vá a tempo, assim haja oportunidade. Cansei-me de lixo televisivo. A esse garanto-lhe que não volto, nem que tenha de ir vender sandes de coirato para uma roulotte !

Olá Joana
Agradeço desde já a boa vontade e a forma magnifica que arranjou de podermos expressar a nossa amizade e o nosso carinho pelo Herman. Sou realmente um fã incondicional de ha muito tempo e é muito gratificante poder dizer-lhe o quanto ele é especial. Mais uma vez obrigado pela sua disponibilidade e parabéns pelo fantástico trabalho que desenvolve.
Olá Herman... Em primeiro lugar muitos parabéns pelo seu fantástico e pela sua grandiosa presença todos os domingos na minha casa, embora um pouco tarde. Mas a hora não me importa. Sou um fã muito grande e um admirador muito convicto. os meus amigos chegam a enjoar as inumeras imitações, muito aquém das verdadeiras claro, que faço, principalmente do Nelo. Não tenho nenhuma pergunta em concreto porque se começasse iria precisar de uma longa tarde à conversa. Só passei mesmo para deixar um abraço e para dizer o quanto o admiro como artista e como pessoa. E a Hora H é um programa espectacular. As pessoas é que demoram a aceitar o que é novo e diferente. Continue... Abraço. Ricardo Gonçalves

Ricardo, se gostas do Nelo, não deixes de ver o Julio Flores de domingo. É brutal. Texto meu. Passado numa cela de prisão ! E mais não digo ! lol

Caro Herman, andava eu como várias vezes faço, a pesquisar no youtube, ou onde haja, tudo o que me faça rir. Claro que procuro de tempos a tempos coisas tuas, pra dar tempo à malta de ir metendo mais coisas, e assim possa encontrar videos novos. Sou gajo novo, o meu pai costumava encontrar-te no banco em azeitao, na altura so havia um banco nesta zona. Sou teu fã... cá em casa és um ídolo...apesar dos meus 23 anos vejo-me sempre interessado em programas como o Tal Canal, Herman Enciclopédia, reparo que tu sempre tiveste muitos passos à frente do comum português!És o "revolucionador" do humor em Portugal. Fiquei imensamente feliz por saber que tinhas começado com o HORA H, mas tenho que confessar que fiquei ligeiramente decepcionado..com a critica que te fizeram mas também com algumas personagens que fizeste. Nem tudo é perfeito, podia fazer aqui um texto enorme...mas vou tentar ser directo. Gostava de saber, o seguinte: Este programa apesar de eu gostar, ficou abaixo das expectativas, talvez por já teres uma fasquia bastante elevada, mas não seria importante para o maior sucesso, actores como José Pedro Gomes, Joaquim Monchique, Maria Vieira, Miguel Guilherme, e quem sabe António Feio?? Acho que tirando o Antonio Feio, foram actores que tambem te ajudaram a subir a tal fasquia. Espero ter conseguido explicar-me mas uma vasta onda de questões vêm-me invadindo a mente, e passar para o "papel" passa a ser uma tarefa bem complicada. Espero até quem sabe, poder contribuir para tentar ajudar-te a fazer o “clik” que poderá estar a faltar. Um grande abraço de um grande fã teu e que desespera por rir às gargalhadas como antes. José P.

Caro José, as tuas palavras soam-me a deja vu. Há 10 anos ouvia a mesma crítica dos actores que hoje são considerados grandes. Dá tempo ao tempo e em breve dar-me-às razão: o Manuel Marques e o César Mourão, são dois talentos que vão dar muito que falar ! Quanto ao Hora H, está a ganhar terreno e à procura do seu caminho. Depressa e bem, não há quem !

Oi Herman…o meu nome é Gilberto/Gil, tenho 18 anos e estudo Artes Visuais numa secundária em Paços de Ferreira o meu concelho. Como toda a gente, tenho vários sonhos para realizar e na verdade já estou mais perto do que pensava alcançar o meu principal sonho que o já tentei realizar de várias maneiras (uma tentativa de ir a Lisboa, ir ver um programa, e outras mais), sempre sem sucesso, mas nunca desistindo, e por isso mesmo conheci uma pessoa pela Internet que se calhar me o pode realizar. Não vou dizer quem é (risos), pois o Herman já desconfia quem é. Na realidade o meu sonho é conhecê-lo a si, tão célebre e ilustre humorista, actor e apresentador português. Não sei se o estou a fazer da melhor maneira, enviando este mail, mas foi aconselhado a isso e como eu vejo uma esperança neste mail, resolvi então escrevê-lo. Como eu sei que o Herman vem cá, ao norte, fazer um show dia 23, pergunto se era possível então nos conhecer? Devo também dizer que ainda não sei a certeza se posso ir, pois não depende só de mim e também depende da distância pois não sei onde é, mas para já gostaria de ver se não há qualquer tipo de transtorno da parte Herman. Não sendo “egoísta”, e não só me preocupar comigo e com aquilo que tenho de fazer na vida para tentar ou ser feliz, gostaria de prestar o meu apoio pelas situações que se têm passado, pois existe pessoas como o Herman diz que são pessoas que o querem denegrir a imagem e escondendo-se com os seus actos de cobardia, e por isso mesmo é que o Herman não deve prestar se quer o mínimo de atenção, apesar de ás vezes ser arrastado mesmo que não queira, e tente pensar nas coisas boas que o Herman tem feito e que existe pessoas que o adoram e pensar que existe pessoas piores do que nós. Não sei se isto é um grande apoio pois é só por palavras e não tem qualquer tipo de actos, e acho que o Herman o faz, mas é aquilo que lhe posso mencionar. Terminando por aqui o meu mail, agradecia uma breve resposta se for possível como é obvio, e desejar tudo de bom para a si e para que os rodeia. Fique bem, abraço….
PS: Se me quiser dizer algo mais particular, o que eu iria adorar, peça o mail á autora deste blog… (risos)

Gil: aprende a arte da teimosia com a autora do blog, insiste, e vais ver que acabas no estúdio a assistir a uma gravação ao vivo ! Não desistas ! Não serei eu a tornar-te essa alegria impossível...

O Tal Canal fará sempre parte do meu imaginário. Um beijo imenso pelos bons momentos que me tens proporcionado, de alguém que tem 30 anos e que te acha genial. Sem presunção alguma envio-lhe uma brincadeira que fiz aquando do estrondo do 'És tão boa' e da sua troca de galhardetes com o o senhor que lhe fazia concorrência (cadê ele?).
Dedicado ao João Bundão
És tão mau!!
És do pior já visto

O sentimento é misto

De surpresa, espanto

E horror.

Risinhos de perú,

Sem pescoço, és tu

és ruim e maçador...

O teu ar de trouxa

A tua voz meio frouxa

Tudo em ti não existe!

Programinha pimba,

Só com gente bimba,

Mas como podes ser…

tão triste!!

És tão mau! És tão mau!

És tão mau! És tão mau!

Um beijo, tudo de bom e um dia que lhe apeteça ou até não ( que os génios têm mais que fazer que aturar fãs eheheheh! www.trampolim.blogs.sapo.pt )

Que letra perversa ! Pobre Bundão ! LOL Sabes o que me divertia mais no Tal Canal ? Vestir-me de Marilu e partir coisas ! Voltei a sentir essa emoção surrealista esta semana no especial Nelly Furtado ! Não percas !

Caro Herman José, Antes de mais vou-te tratar por tu. Porque é assim que se tratam aqueles que significam algo para nós. Aos 31 anos és uma marca da minha vida. Fizeste-me rir, chorar a rir, ocupar espaço na minha memória com sketches brilhantes com interpretações memoráveis, com momentos únicos. Tiveste coragem para ser diferente, tens ainda hoje coragem para tal e isso neste país antes tão conservador, hoje com uma tendência que o torna enjoativamente higienizado, “só” isso é de louvar. Desde o agricultor da costa da caparica que cultivava legumes na praia, que consumo Herman José em doses apreciáveis. Confesso que não gosto muito do Hora H. Porquê ? Eventualmente uma discrepância de referências de comédia. Natural.Aceitável. E também porque, acredito que esta equipa de actores é mais fraca do que a mítica equipa que fez o Herman Enciclopédia ( admito estar errado ). Mas juro que me esforço por gostar. Gosto de alguns dos personagens, apenas acho que falta enquadramento e acompanhamento. Mas não sou ingrato ! Para mim o Herman é e será sempre o maior. Sei que daqui a muitos anos vou ver alguns desses momentos e vou sentir o que sentem hoje os nossos pais quando vêm o João Villaret na TV. Mas atenção ! isto não quer dizer que o Herman José está fora de prazo ! You’re not dead yet ! Continua a fazer o que gostas, como gostas ! Goste mais ou menos terás aqui um defensor para a vida. Detesto que as pessoas sejam avaliadas pela moda e pelo crivo dos críticos que nunca demonstraram nada ! parecem os consultores que sem nunca terem feito nada sabem dar bitaites sobre tudo. FORÇA HERMANO …

Ainda te hei-de convencer a te tornares um Hora H "addict" ! Sou um velho teimoso ! Aquele abraço !

2 comentários:

Anónimo disse...

Adoro as perguntas e respostas,aprendo tanto..
a unica coisa que me da imensa inveja é de voces terem crescido com ele,e eu so descobri a pouco a maravilha que é ter o Herman...eu tive na minha infancia pessoas maravilhosas que eu via na tv,mas eu adoraria ter crescido com ele!!!!
Mas graças a voce,querida Joana,passo horas deliciosas a ver videos antigos!!!!
Todos os dias 15 vezes por dia passo ver a novidades aqui!!!
A proposito,como o Herman veio no show dos Da Weasel aqui,tive uma leve esperança que ele vinha pro da Mariza,mas depois vi que é no 23 e ele vais estar no norte....buaaaaa..mas vou ve la na mesma!!!
beijos

margot disse...

Sempre em grande...